FONTE: FIEPE

Na primeira reunião de diretoria da FIEPE deste ano, o consultor Francisco Cunha, da TGI, apresentou dados e trouxe perspectivas e cenários políticos e econômicos que devem ser enfrentados pela sociedade global, brasileira, pernambucana e recifense ao longo de 2022. Entre as tendências de comportamento apontadas pelo especialista, a educação online, a telemedicina, o trabalho remoto, o e-commerce e a redução de grandes escritórios se tornaram uma realidade mundial.

Por outro lado, a sociedade continuará sofrendo com a pandemia, a desorganização da cadeia de suprimentos, o aumento do preço dos commodities, a desvalorização do real e a desigualdade social, agravada em todo mundo. Ainda para 2022, Cunha destacou os riscos da estagflação – situação simultânea de estagnação econômica, ou até mesmo recessão, e altas taxas de inflação – que virá acompanhada do aumento do endividamento, menor globalização e maior digitalização.

Para Pernambuco, o cenário pós-pandêmico deve ter uma preocupação especial na saúde suportiva, educação inclusiva ambientalismo sustentável, políticas urbanas ativas e no empreendedorismo restaurador. Abaixo a apresentação completa do consultor Francisco Cunha.

Categorias: Uncategorized