Governo estadual firma memorando com Ibec e Fiepe para elaborar plano regionalizado e integrar setor público, privado e sociedade civil em políticas sustentáveis.
FONTE: PE NEWS
O Governo do Estado de Pernambuco, o Instituto Brasileiro de Economia Circular (Ibec) e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) firmaram um compromisso estratégico para impulsionar a economia circular no estado. Com a assinatura de um Memorando de Entendimento, Pernambuco se torna o primeiro estado do país a colocar a economia circular como prioridade estratégica, a fim de promover uma governança integrada entre os setores público, privado e a sociedade civil.
No âmbito do Governo do Pernambuco, as signatárias do compromisso foram as secretarias de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (SEMAS); de Desenvolvimento Econômico (SDEC); de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI); e de Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (SAESPRI).
Um dos principais objetivos é a elaboração do Plano Regionalizado de Economia Circular para Pernambuco, que estabelecerá diretrizes para consolidar políticas públicas e fomentar um ambiente favorável ao desenvolvimento industrial sustentável. Essa iniciativa pioneira foi enaltecida no Fórum Mundial de Economia Circular, que aconteceu em São Paulo na última semana.
Céu Albuquerque
Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.