FONTE: FIEPE
Em sua 4ª reunião de diretoria do ano de 2024, realizada nesta segunda-feira (13 de maio), dirigentes da FIEPE iniciaram o encontro respeitando um minuto de silêncio em memória do amigo e 1º vice-presidente da Federação, o empresário Rafael Coelho, falecido no último dia 27 de abril. Para o presidente Ricardo Essinger, foi uma grande perda para a FIEPE e para Pernambuco. “Em reunião da CNI, realizada no Rio Grande do Sul, dirigentes de várias federações se solidarizaram pelo respeito que tinham por ele”, destacou.
Em seguida, o assessor jurídico da FIEPE, Humberto Vieira de Melo, apresentou o projeto de lei que concretiza a reforma tributária e deverá ser aplicado a partir de 2026 e tirou dúvidas dos empresários. Para o especialista, a expectativa é que a alíquota básica será de 26,5%. Também trouxe o andamento sobre a polêmica reoneração da folha de alguns setores da indústria.
Já o Gerente de Relações Industriais (GERI) da FIEPE, Abraão Rodrigues, apresentou novas oportunidades para fortalecimento do associativismo. Entre eles, o Prêmio de Excelência, desenvolvido pela CNI com o objetivo de premiar as melhores práticas realizadas pelos sindicatos, que, em Pernambuco, serão inscritos com o apoio da GERI.
Outra temática da reunião que também poderá trazer oportunidades para os sindicatos veio do SEBRAE e da CNI. Visando superar desafios e estimular a inovação, a produtividade e o crescimento das empresas, o Procompi oferecerá quatro consultorias para as MPEs pernambucanas – voltadas para o setor de alimentos, panificação, marketing digital e Power BI – que serão subsidiadas pelo SEBRAE e pela FIEPE.
Na ocasião, o 1º vice-presidente eleito, Massimo Cadorin, destacou ainda que deve ser uma prioridade o protagonismo da FIEPE na luta pela não renovação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), que já deveria ter sido extinto. Já o diretor-adjunto Sebastião Pontes parabenizou a condução do processo eleitoral da nova diretoria da FIEPE para o quadriênio 2024-2028, vencida por unanimidade pela chapa encabeçada por Bruno Veloso.
Veloso agradeceu pela expressiva votação e, especialmente, ao presidente Ricardo Essinger. “Desse processo muito bem conduzido, recebemos um sistema FIEPE organizado, com suas finanças equilibradas, boa gestão e bons profissionais e com projetos bem encaminhados. Saímos fortalecidos e com um compromisso ainda maior de fazer o melhor para a nossa indústria”, destacou. Na ocasião, ele salientou ainda que não se deve abrir mão da experiência que os ex-presidentes da casa têm a oferecer e vai avaliar a criação dos cargos de presidentes honorários.
Entre os relatos dos conselhos temáticos, foram destaques:
Meio Ambiente – O presidente do CONTEMA, Anísio Coelho, destacou a participação no Fórum ABRE de Sustentabilidade, realizado nos dias 24 e 25 de abril, pela Associação Brasileira de Embalagens, em São Paulo. Além disso, relembrou o FIEPE Ambiental de abril sobre Biometano e já anunciou a próxima reunião para o dia 30 de maio.
Comércio Exterior – Rubem Martins, presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior, destacou os recentes encontros com representantes da China e Índia e falou de projeto recentemente aprovado no SEBRAE para dar consultoria em internacionalização para empresas pernambucanas. Também foram apresentadas as oportunidades de capacitação e os principais dados da Balança Comercial de Pernambuco.
Infraestrutura – Na ocasião, o presidente do Coinfra, Fernando Teixeira, trouxe informações sobre o edital para o projeto básico de execução da Transnordestina, no trecho de Salgueiro a Suape, que pode levar até 24 meses. O documento deverá ser apresentado pela Sudene em evento realizado pelo Crea-PE, com apoio da FIEPE, na Casa da Indústria, no próximo dia 21 de maio.
FIEPE Jovem – Do comitê de Jovens Empresários, o presidente, Rodrigo Veloso, relembrou o mais recente Happy Business, realizado no último dia 26 de abril, e falou das próximas ações previstas. Entre elas, a apresentação do FIEPE Jovem na Feira do Empreendedor do SEBRAE (22 a 25 de maio) e a capacitação em Gerenciamento de Processos, Indicadores e Resultados, que será realizado gratuitamente para os membros do comitê.
Das unidades regionais, foram destacados os seguintes assuntos:
Agreste – O diretor regional, João Bezerra, destacou os principais cursos realizados pela unidade no mês de abril e adiantou sobre a reunião do conselho regional de maio, que contará com a presença do presidente Ricardo Essinger, além da reunião do FINEP Day e outras capacitações.
Sertão do São Francisco – O diretor regional, Albânio Nascimento, destacou que o Finep Day, pousa em Petrolina para apresentar projetos de financiamento à inovação.
Sertão do Araripe – Fernanda Timóteo, diretora-adjunta da unidade, trouxe informações sobre reunião com Compesa para tratar sobre furtos e abastecimento de água na região do Araripe. Destacou ainda o I Seminário da Construção Civil no munícipio, realizado pelo SENAI e Crea-PE e que foi um sucesso para a região. Além de uma agenda de eventos importantes para a região, que conta com o Finep Day e Fecou (Feira do Comércio de Ouricuri), ambos com apoio da FIEPE