A Kroma Energia e a Elétron Energy inauguram empreendimento com capacidade de geração instalada de 101 MWp. Raquel Lyra estará presente
Por: Juliana Sampaio / FONTE: DP
Usinas receberam R$ 340 milhões em investimentos (DIVULGAÇÃO) |
A solenidade de inauguração contará com a presença da governadora Raquel Lyra, que a partir de hoje inicia uma série de agendas no interior de Pernambuco.
Segundo informações da Kroma, a energia produzida anualmente nas quatro usinas do complexo fotovoltaico será de 199 gigawatts-hora (GWh), suficiente para alimentar toda a região do Pajeú, que possui pouco mais de 330 mil habitantes, em 20 municípios.
O empreendimento está instalado em um terreno de 189 hectares, área equivalente a 229 campos de futebol, e dispõe de 153.816 módulos fotovoltaicos. Cálculos da Kroma Energia indicam que 25 mil toneladas de CO2 serão evitados com a produção da energia renovável. “Esse número equivale ao plantio de 175 mil árvores”, destaca a empresa. Os projetos, que já estão regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já têm energia vendida em contratos, sendo 30% no mercado livre (ACL) e 70% no regulado (ACR). Segundo os dados registrados na Aneel, o complexo solar é dividido em São Pedro e Paulo I (34,43 MWp), V (33,35 MWp), VII (26,68 MWp) e VIII (6,89MWp).
AGENDA
Nesta segunda-feira (5), a governadora Raquel Lyra inicia sua agenda no interior. Pela manhã, no distrito de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, Raquel entrega nova quadra da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Adauto Carvalho.
Ainda no município, a gestora lança o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF) e entrega 170 títulos de propriedade pelo Programa Morar Bem.
Já no período da tarde, em Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica, ela entrega a obra de requalificação da PE-425 e lança o CNH Rural, programa que contempla agricultores familiares de Pernambuco com a gratuidade da emissão da habilitação.