O Passe Seguro PE, anunciado pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, oferece informações sobre o participante, inclusive o esquema vacinal (Foto: Hélia Scheppa/SEI )
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (19), a criação do Passe Seguro PE. A ideia é de que a ferramenta funcione como um selo, com informações do participante, para garantir o acesso a eventos, com agilidade e segurança, a eventos e shows. Na próxima segunda (23), acontece o lançamento do selo que estará disponível no site pecontracoronavirus.pe.gov.br, com todas as informações úteis e critérios de participação.
Segundo o governo estadual, a vacinação adiantada e os mais de um milhão de exames de antígeno que serão realizados em Pernambuco por meio do TestaPE, permitem a organização antecipada. A ideia é de que eventos com grande público possam voltar a acontecer, assim que seja seguro.
De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, os protocolos para a realização de eventos-teste com o retorno do público já estão sendo discutidos com os setores envolvidos. Empresas e startups de tecnologia estão sendo convidadas para desenvolverem ferramentas que, de forma rápida e segura, verifiquem, por exemplo, informações sobre o esquema vacinal e testes de RT-PCR negativos de quem deseja participar desses eventos. Mas antes de serem colocadas à disposição das pessoas, passarão pela aprovação de uma comissão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), da Vigilância Sanitária e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).
“A ferramenta que tiver o Passe Seguro PE vai poder fazer a checagem de autenticidade do passaporte através de decodificação criptografada do próprio QR Code, gerado através de um aplicativo, sem necessidade de acessar a internet. Além disso, será apresentada a foto do cidadão, permitindo ter a certeza de que realmente é aquela pessoa que vai participar do evento”, explicou Ana Paula.
Fotos: Hélia Scheppa/SEI